O subconsciente ocupa 80% da mente e ele executa todas as ordens que enviamos para ele através de nossos pensamentos. Ele é como um executivo e não questiona se o que enviamos para ele através dos pensamentos é bom ou não para nós.
Desse modo, ao longo dos anos, fomos entulhando nosso subconsciente com muita negatividade, medos, sentimentos de culpa, baixa-estima. Está armazenado em nossa mente subconsciente muito mais do que sabemos porque este conteúdo está oculto devido à agitação de nossa mente consciente.
Através dos pensamentos determinamos o que sentimos e como vemos o mundo. Portanto, é muito importante reprogramar o subconsciente; limpar os condicionamentos, informações, experiências anteriores e emoções que estão armazenadas e que impedem de sermos mais felizes, saudáveis e autênticos.
As pessoas se tornam escravas de desejos, de pensamentos negativos que geram doenças, frustrações e autopunição. Elas se sentem fracas e acham que o negativo tem mais poder e sempre vence. Não têm consciência que isto acontece apenas porque têm repetido, com insistência, os mesmos pensamentos que geram emoções e sentimentos negativos. Daí a necessidade de purificar e apagar os velhos padrões negativos da mente e do subconsciente que têm sido alimentados há muito tempo.
Através do relaxamento profundo e meditação podemos desenvolver as potencialidades da camada subconsciente e purificar os padrões mentais negativos e impressões vibratórias de eventos passados. É uma terapia que transforma e nos liberta de mágoas e tristezas do passado.
Reprograme seu subconsciente
Reprograme seu subconsciente
Pratique diariamente alguns minutos de relaxamento.
Deite-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe todo o seu corpo, sentindo-o da cabeça aos pés.
Se quiser, pode ouvir uma música bem relaxante que vai criando ondas alfa, bem tranquilas em seu cérebro.
Não faça nada, apenas permita-se relaxar. Leve sua atenção a cada área de seu corpo alternadamente: cabeça, nuca, rosto, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadris, pernas e pés; e vai assim tomando consciência do corpo. Ao mover sua atenção mental pelo corpo, sinta-o relaxando e descansando.
Acompanhe a respiração e deixe que ela se estabilize num ritmo natural e regular. Perceba o movimento do ar entrando e saindo do seu corpo. Sinta que ao expirar, o corpo fica mais pesado, e ao mesmo tempo leve e relaxado.
Sinta-se pleno no momento presente. Desfrute desse momento e dessa sensação de paz. Goste de estar em sua própria e boa companhia.
Quando estiver bem relaxado, pode escolher uma frase de afirmação pessoal, positiva, simples e curta que você gostaria de alcançar em sua vida. O poder da afirmação traz a auto-cura e vai transformando você para melhor.
Nesse estado sereno, a mente absorve as informações que você lhe enviar como uma esponja e assim, você pode reprogramar seu subconsciente.
Você pode mudar seus padrões mentais antigos, repetindo silenciosamente, algumas vezes, frases de afirmação como:
“Todos os dias, sob todos os aspectos e sentidos, eu vou indo cada vez melhor e melhor. E assim será”.
“Eu me amo, eu me aceito. Eu me vejo com os olhos do amor. Eu melhoro cada dia mais”.
“Eu me amo, eu me aceito. Eu me vejo com os olhos do amor. Eu melhoro cada dia mais”.
Ou frases de afirmação como: “Eu sou forte, forte, forte. Faço parte de Deus. Deus é força e estou cheio de força”. Esta afirmação é absorvida e armazenada em sua mente subconsciente e você aciona o poder interior sentindo coragem, firmeza e força interior.
Sinta o poder do apaziguamento. Sinta como o relaxamento faz você deslizar para dentro, lhe trazendo uma sensação de bem-estar e calma.
E volte do relaxamento sentindo-se livre e contente. Espreguice gostoso. Suspire, boceje. Abra os olhos. E leve esse sentimento de tranquilidade para sua vida diária.
Essas autossugestiones feitas com o corpo e mente bem calmos e relaxados têm muita força e, com a prática constante, o subconsciente vai ficando permeado desta idéia. Você começa a gostar mais de si mesmo, a se valorizar, a descobrir suas qualidades e habilidades. Isto lhe ajudará a desenvolver suas potencialidades e talentos.
O relaxamento é importante para o processo curativo. Você vai conseguindo a cura emocional e física, pois o corpo e a mente estão sempre conectados.
Com essa prática de interiorização, você encontra o apoio interno que vai lhe ajudar nos momentos mais difíceis e a superar os obstáculos, encontrando as respostas para suas dúvidas em seu interior. Você vai fluindo mais facilmente pelo oceano da vida com confiança e fé.
Acredite na sua capacidade de mudar. É tão fácil pensar um pensamento agradável como um pensamento desagradável. Eles requerem a mesma quantidade de energia mental.
Depende de nós o que permitimos que a mente pense. Mesmo que você ache que os pensamentos fogem ao seu controle, é você que escolhe seus pensamentos. Além de purificar os padrões mentais negativos, não desenvolva novamente esses padrões que lhe aprisionavam e tiravam sua felicidade.
Contemple os ensinamentos do Yoga:
Por que pensar tanto?
Para que se atormentar com tantos pensamentos?
Por que pensar tanto?
Para que se atormentar com tantos pensamentos?
Porém, como diz os grandes mestres, se quer pensar, pelo menos pense pensamentos bons e elevados. Repita silenciosamente o mantra ‘Om Namah Shivaya’, no mesmo ritmo de sua fala. Repita o mantra várias vezes ao dia. Esta prática tem o poder de lhe acalmar e esvaziar sua mente. Você pode também repetir mentalmente várias vezes: “Eu sou a presença de Deus em ação”.
A energia positiva de seus pensamentos é como um tratamento. Naturalmente, com sua constância de construir uma mente positiva, ocorre um processo de auto cura.As doenças psicossomáticas começam a se dissolver, seu corpo fica mais saudável, sua mente se torna mais clara com mais discernimento e calma.
Compreenda que seu poder está em escolher seus pensamentos e suas palavras e que nossos pensamentos são criativos e geram nossas experiências.
Entenda que você é seu próprio inimigo quando alimenta pensamentos negativos e é seu próprio amigo quando escolhe pensar positivo.
Escolha pensamentos que incentivam, elevam e lhe dão apoio. Pense bem de você mesmo e dos outros e perceba como esta nova atitude traz a tranquilidade da mente.
Quando problemas e dificuldades surgirem, extraia disto algumas lições. Agradeça também as coisas difíceis e desafios porque através deles você adquire maturidade e sabedoria. Mantenha a alegria e serenidade através da gratidão, da despreocupação, da aceitação.
Seja gentil e bondoso com você mesmo. Você pode optar por ser mais paciente, compreensivo e sereno. Entenda que você merece ser alegre e feliz.
Fique em paz!
Nenhum comentário :
Postar um comentário